ヒカルド・マリオ・ゴンザルベス教授 ー正信偈ノートー 『正信偈についての考察』 一章 5 - テーマとパート分け 毎朝のお朝勤の後にポルトガル語の仏教書を少しづつ読みます。日本語翻訳あり。
2- Questões de Vocabulário.
2. 用語の問題 008
(Bodhisattva) = Transcrevo, aqui, a definição muito feliz dada pelo Prof. Kakushō Takagami (1894-1949), um erudito da Escola Shingon (ramo Chizan) que estudou a Filosofia com o Prof. Kitaro Nishida, o “Sutra Kegon” no Templo Tōdaiji e a “Doutrina da Terra Pura” na Universidade Otani. Participou do “Movimento da Verdade” (Shinri Undô), movimento budista não-sectário baseado no (Dhammapada), liderado pelo Prof. Entai Tomomatsu. Em 1934 pronunciou na Rádio Tokyo uma série de palestras sobre o “Sutra do Coração da Perfeição da Sabedoria” que o tornou famoso, onde disse: – O Bodhisattva é aquele que não só busca o Despertar, como também faz os outros despertarem. Em outras palavras: “O Bodhisattva é aquele que, por sua Sabedoria, pode ingressar no Nirvana, mas que, por sua Compaixão, permanece no mundo dos nascimentos e mortes (Samsara).
(菩薩)=西田幾多郎先生に哲学を学び、東大寺で『華厳経』を、大谷大学で『浄土教』を学んだ真言宗(智山派)の高神 覚昇先生(1894-1949)の、とても嬉しい定義をここに転記します。友松圓諦先生を中心とした『ダンマパダ』に基づく無宗派の仏教運動「真理運動」に参加。1934年、ラジオ東京で「般若心経」の連続講座を行い、有名になった。「菩薩は覚醒を求めるだけでなく、人を覚醒させる人である。つまり、「菩薩とは、知恵によって涅槃に入ることができるが、慈悲によって生死の世界(輪廻)にとどまる者である」ということだ。
参考 Referência
Kitaro Nishida Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Kitaro_Nishida
西田喜太郎ウィキペディア
https://ja.wikipedia.org/wiki/西田幾多郎
本の紹介
大正・昭和時代の代表的哲学者。京都大学教授・名誉教授。西田哲学と呼称される京都学派の創始者。日本初の本格的な哲学書となった、西田の代表作[弘道館、1911(明治44)年1月]。禅の修業を通して得た東洋的精神性の自覚と<純粋経験>の立場から、知識・道徳・宗教への思索を深めた独自の哲学論を展開。東洋と西洋の哲学を統合した東西思想の統一が、近代的自我の確立に苦しんでいた青年層に衝撃的な影響を与えた。
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Filósofo líder das Eras Taisho e Showa. Professor emérito da Universidade de Kyoto. Ele foi o fundador da escola de filosofia de Kyoto, conhecida como filosofia Nishida. Esta é a obra-prima de Nishida [Kodokan, janeiro de 1911], o primeiro livro de filosofia em escala real no Japão. Do ponto de vista da experiência pura e da consciência da espiritualidade oriental adquirida através da prática do Zen, Nishida desenvolveu uma teoria original de filosofia que aprofundou sua contemplação do conhecimento, da moralidade e da religião. A unificação da filosofia oriental e ocidental teve um impacto chocante sobre os jovens que estavam lutando para estabelecer um ego moderno.
o livro que o leitor tem em mãos é o primeiro trabalho do mais importante filósofo japonês do século xx, kitaro nishida, e marca o surgimento da filosofiada escola de kyoto. Nishida é um dos mais originais pensadores de todos os tempos e constrói um sistema filosófico que passa por várias fases distintas, sempre, entretanto, em diá- logo com o tema central desta primeira obra: a fundamentação do conceito de “experiência pura”. Ensaio sobre o bem dialoga com a tradiçãofilosófica ocidental a partir de referências fundamentais do budismo, principalmente dos pilares do budismo mAhāyāna, que visam superar todas as formas duais de compreensão da realidade. a tradicional cisão entre sujeito e objeto – presente em importantes correntesfilosóficascas ocidentais – e a necessidade de superação deste paradoxo são o cerne desta obra que marca o início do longo percurso de nishida em busca de soluções, para nós, pouco convencionais para esse problema. Sem dúvida alguma este livro inaugura uma nova forma de pensar as questõesfilosóficas da humanidade.
高神 覚昇
著者について
1894年~1948年。愛知県出身。
真言宗智山派僧侶であり、仏教学者でもある。
智山勧学院大学卒業後、内地留学生として大谷大学、奈良東大寺に学ぶ。大谷大学では西田幾多郎に師事しており、宗教学に加え哲学分野への造詣も深い。
1934年には、東京放送局より「般若心経講義」を放送し、人気を博す。
一方で、友松円諦と共に「真理運動」の中心的存在となり、月刊誌「真理」への執筆や講演など、精力的に啓蒙運動を展開した。
著書に「密教概論」「弘法」「空海と最澄」「父母恩重経講話」「仏教概論」などがある。
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松下幸之助と高神覚昇の思想 ー西田幾多郎の哲学と共にー 坂本慎一.pdf
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