ヒカルド・マリオ・ゴンザルベス教授 ー正信偈ノートー 『正信偈についての考察』 覚鑁が語る阿弥陀の光。 毎朝のお朝勤の後にポルトガル語の仏教書を少しづつ読みます。日本語翻訳あり。
おはようございます。 今日も一緒にお参りをいたしましょう!
Bom dia a todos! Vamos juntos rito matinal.
『大無量寿経』(巻上)
http://labo.wikidharma.org/index.php/%E4%BB%8F%E8%AA%AC_%E7%84%A1%E9%87%8F%E5%AF%BF%E7%B5%8C_(%E5%B7%BB%E4%B8%8A)
『大無量寿経』(巻下)
http://labo.wikidharma.org/index.php/仏説_無量寿経_(巻下)
Grande Sutra da Vida Imensurável (1)
https://www.dropbox.com/s/4jizvk1admnv3rm/sutra%20Buddha%20vida%20infinita%20-%20parte%20um.doc?dl=0
Grande Sutra da Vida Imensurável (2)
https://www.dropbox.com/s/o1uj62burt5yizf/sutra_Buddha_vida_infinita_-_parte_dois.doc?dl=0
BU" SE' MU RYÔ JU KYÔ (Pronúncia japonesa)
https://www.dropbox.com/s/jb3zfnv4qhzoya0/BU%22%20SE%27%20MU%20RY%C3%94%20JU%20KY%C3%94%20KAN%20J%C3%94.pages?dl=0
3 – A Luz de Amida segundo Kakuban:
覚鑁が語る阿弥陀の光。
Antes de Shinran, encontramos uma explanação sobre os doze epítetos luminosos de Amida no Amida Hishaku (Explicação Esotérica de Amida) do Mestre Kakuban (Kogyo Daishi) (1095-1143) Patriarca do Budismo Shingon Reformado, expositor de uma forma esotérica de Amidismo que vê o Buda Amida como um aspecto do Buda Cósmico Mahavairocana, personificando uma das Cinco Sapiências do mesmo, a Sapiência do Maravilhoso Discernimento (sanscr. Pratyaveksana-jnana; jap.Myôkanzatchi) que discerne o aspecto diferenciado de todos os fenômenos, sem perder de vista a igualdade fundamental dos mesmos. Assim define Kakuban a “Luz Desimpedida”, tão valorizada por Shinran:
親鸞以前には、阿弥陀如来を大日如来の一面としてとらえ、その五智の一つである「分別の智慧」を体現する密教を説いた改革派真言宗の祖師、覚鑁(1095-1143)師による「阿弥陀秘釈」のなかに十二光明の解説がある。プラティヤヴェクサナジュニャーナ(Pratyaveksana-jnana; jap.妙観察智)は、すべての現象の根本的な平等性を見失うことなく、その分化した側面を見分けることができるものです。親鸞が大切にした「無碍の光」を覚鑁はこう定義している。
A Sapiência do Maravilhoso Discernimento do Tathagata do Dharmakaya da “Luz Desimpedida” conhece, simultaneamente, a ausência de obstáculos entre os dharmas condicionados e incondicionados, entre a Verdade Absoluta e a Verdade Relativa, entre os aspectos e a essência do Real, entre os distintos aspectos da mente de todos os seres viventes e até mesmo entre as ervas, as árvores, as montanhas e os rios; assim, o Tathagata Mahavairocana é também chamado o”Buda da Luz Desimpedida”.
Vemos que, enquanto que o enfoque de Shinran é soteriológico, o de Kakuban é ontológico.
無碍光」の法蔵菩薩のすばらしい洞察の意識は、同時に、条件付きと無条件のダルマの間、絶対的真理と相対的真理の間、実相と本質の間、すべての生き物の心の異なる面の間、さらには草木、山河の間に障害がないことを知るので、大菩薩の如来は「無碍光仏」とも呼ばれています。
親鸞の思想的アプローチに対して、覚鑁の思想的アプローチは存在論的であることがわかる。
参考 Referência.
覚鑁(かくばん、嘉保2年6月17日(1095年7月21日) - 康治2年12月12日(1144年1月18日))は、平安時代後期の真言宗の僧。真言宗中興の祖にして新義真言宗始祖。
https://ja.wikipedia.org/wiki/覚鑁
新義真言宗 総本山 根來寺 Oficial HP
https://www.negoroji.org
「大円鏡智」(だいえんきょうち)
鏡のように、すべてのものをありのままに映し出す智慧。
「平等性智」(びょうどうしょうち)
自分の都合ではなく、平等にものを見る智慧。
「妙観察智」(みょうかんさっち) 阿弥陀仏と対応している
対象を十分に観察する智慧。
「成所作智」(じょうしょさっち)
状況を把握した上で、やるべきことをやる智慧。
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