O DIFERENCIAL COMPETITIVO EM UM WEBSITE

O diferencial competitivo pode ser resumido em três palavras: orientação (onde estou quando acesso o site e qual caminho percorrer para encontrar o que eu quero), informação (é isso que eu quero, na forma que preciso!) e ação (posso fazer o que eu quero com esta informação: enviar por e-mail, copiar, unir-me a uma organização, comprar algo). Se um site pode oferecer apenas um ou dois desses três tópicos, então falhe.
Muitos websites produzidos hoje foram bem planejados. Outros por falta de profissionalismo cometem muitos erros. Algum deles são:                                                                                                     
1. Usar a linguagem errada para os visitantes (muito técnica, muito amigável, muito fria, etc.)
2. Carregar nos efeitos especiais (como Flash) - muitos deles não suportados pelos browsers, dificultando a navegação do usuário;
3. Fazer textos difíceis de serem lidos (branco no preto, por exemplo, com fontes pouco utilizadas);
4. Deixar obscuro para onde o link irá levar o internauta;
5. Entupir o site com gráficos que carregam muito devagar;
6. Falar sobre os patrocinadores do site, ao invés de mostrar ao visitante os motivos pelos quais ele deveria visitar aquele endereço;
7. E este talvez seja o pior de todos: dizer uma coisa no papel mas a teoria é diferente. Exemplo: Estamos aqui para servi-lo! Mas se o site torna difícil ou impossível servir o visitante, o certo seria: Não ligamos a mínima para você!
 Os aspectos básicos são um grande diferencial competitivos em um website, como sempre falamos e não custa nada repetir:
 OBJETIVIDADE 
Vá direto ao ponto. O internauta não tem tempo para navegar em vão, portanto, disponibilizar informações sem rodeios é fundamental. 
NAVEGABILIDADE 
O redator para a web é o guia de turismo do site. Ele deve fisgar o visitante desde a primeira página, e dar-lhe todas as ferramentas para que ele possa navegar pela página com tranqüilidade, jamais deixando-o perdido. 
VISIBILIDADE 
Tornar as informações visíveis é tarefa árdua, mas o webwriter deve usar a imaginação para criar uma vitrine bem organizada, apresentando o conteúdo do site. 
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
 
Para o webwriter, é essencial saber onde se encontram as informações do site que elaborou. O primeiro passo é acompanhar a construção e distribuição da estrutura. O que mais prezo em um site é a inteligência, e páginas com cérebro sempre são as que mais me dão orgulho. Um site em que você navega e percebe que foi bem pensado, mapeado e construído merece todos os louros.
DESIGN 
O webdesigner deve ser o melhor amigo do webwriter - e vice-versa. A programação visual deve apoiar em todos os momentos a ação do redator web. Em outras palavras, caro amigo, se um internauta der de cara com uma página feia, baubau webwriting. Por isso o webwriter é o melhor amigo do redator online. 
TECNOLOGIA 
Como estamos na Web, aspectos como tecnologia podem - e devem - ajudar o redator web. Itens básicos como pop-ups, menus em DHTML e Flash são capazes de "acender" o conteúdo informativo de uma página - além do básico do básico, ou seja, links que * sempre* funcionam. 
CRIATIVIDADE 
A melhor definição para webwriting é "redação online criativa". Deixar o vício (e a necessidade) da rapidez para trás é essencial para quem quer escrever para a Web.
 ORTOGRAFIA 
O público internauta não tolera textos com erros de ortografia. Revise-os mil vezes antes de apresentá-las, e volte a passar os olhos esporadicamente no que produziu
 


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